Transforme o Twitter e Facebook em jornal

Quando falamos em Redes Sociais na Educação muitos questionam como utilizar essas mídias no ensino e a aprendizagem. Que atividade posso desenvolver em sala de aula usando estas ferramentas? Ao falarmos de mídias em seu contexto geral, muitas vezes pensamos apenas em TV, computador, rádio, jornais, revistas e não abordamos sobre a interação entre tecnologia e pessoas ou seja, as mídias sociais. Mas o que seriam estas mídias?

O termo Social Media em inglês é traduzido para Mídia Social em português e significa o uso do meio eletrônico para interação entre pessoas.” (Mídia Social)

“As ferramentas de mídias sociais são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos [...].” (História Digital)

Onde mais devemos pensar em interação do que na própria escola? “O ser humano é antes de tudo um ser social, as ferramentas digitais estão potencializando essa tendência e alterando completamente a comunicação dessa nova economia.” (Mídia Social)

A atividade de produção de jornal não é novidade para as escolas (veja o livro sobre o assunto), mas e se você puder usar o twitter e o facebook nesta atividade? Isso é possível utilizando o aplicativo Paper.li :

“O site do Paper.li é inovador, ele reune seus ‘tweets mais as tuitadas dos perfis que você segue, captura as URLs extraindo o conteúdo associado a elas. Assim, o Paper.li consegue montar um jornal virtual bacana, organizado em categorias, seu jornal então traz uma variedade de links e chamadas para conteudos provenientes de seu círculo ou comunidade. Ou seja, um jornal feito por usuários. É possível também montar um jornal com postagens que seus amigos postam na timeline do Facebook. Dependendo de suas configurações de privacidade no Facebook, alguns conteudos podem não ser mostrados”. (Nuvem SEO.net)

Para usar o Paper.li leia o texto: Como criar um jornal diário utilizando o twitter e o facebook. O professor decide em sala de aula, se o jornal será da turma ou de grupos ou ainda da escola. E como divulgar este jornal para a comunidade? As alternativas são diversas: e-mail, no blog da escola, twitter, facebook, dentre outras mídias sociais ou ainda na forma de um seminário ou palestra para os demais estudantes da escola e/ou pais. O tema que o jornal abordará pode ser desde o assunto trabalhado em sala de aula (na disciplina) ou temas como Bullying, Trânsito, Trabalho e Consumo, Dengue ou outro de interesse da comunidade escolar.

Aqui no blog você pode acompanhar a #hastag Redes Sociais com posts relacionados a esta temática. Acompanhe \o/. Desenvolveu uma atividade interessante? Publique aqui, saiba como acessando o link: Seu Espaço.

Fonte da Imagem: Pampilhendo Online e Folha.com.

Leia também:

Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook

3 Respostas para “Transforme o Twitter e Facebook em jornal”

  1. Parabéns pelo artigo e pela sugestão de utilização do paper.li em sala de aula. Espero que os professores utilizem mesmo.
    abraço e obrigado por citar meu artigo.

  2. Olá, obrigado pela referência,legal a postagem sobre o Paper.li! Abraços!

  3. Gostei muito da matéria. Parabéns!