Que tal comer uma leguminosa?

Se você pensou em legumes como cenoura e batata, errou! As leguminosas são aqueles vegetais que originam um grão dentro das vagens. Feijões, favas, ervilhas, lentilhas, grão de bico, soja, e até o amendoim são exemplos de leguminosas. Essa classe de alimentos é de suma importância na alimentação diária, graças à sua composição nutricional, ou seja, são alimentos ricos em vários nutrientes.

Dentre os nutrientes, podemos destacar:

Carboidratos complexo e fibras: combatem a hiperglicemia (açúcar alto no sangue) e conferem mais saciedade. Utilizados em dietas para emagrecimento, controle de peso e diabetes, auxiliam no bom funcionamento do intestino, preservando a saúde intestinal.

Vitaminas do complexo B: importantíssimas para o sistema neurológico, além de combater a anemia.

Potássio e Magnésio: nutrientes fundamentais para os portadores de pressão alta.

Zinco: antioxidante, melhora o sistema imune, favorece a cicatrização de feridas e auxilia o pâncreas na função digestiva.

Todas as leguminosas possuem maior ou menor quantidade dos nutrientes supracitadas, entre outros. Ficou curioso para saber qual a melhor leguminosa para consumir? Varie bastante e procure consumir, todos os dias, pelo menos uma porção.

Texto da Revista Total Saúde, escrito pela Dra Tatiane Savarese Attilio CRN 3/12175

#FicaDica

O texto da nutricionista poderá ser utilizado em sala de aula para a construção de um glossário afim de que os estudantes compreendam os conceitos apresentados no texto.

Podemos aqui destacar algumas, como: hiperglicemia, diabetes, antioxidante, pâncreas, leguminosas e outras.  O professor poderá informar uma quantidade de palavras a serem destacadas e organizadas no glossário, bem como a forma de pesquisa (livros, revistas, sites) desde que oriente para fontes confiáveis.

O Google Docs é uma ferramenta educacional  a ser escolhida para a construção desse glossário, desde que se esclareça aos estudantes que não deve ocorrer conceitos/palavras iguais.

O Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS aborda, no componente curricular Ciências, no 3° bimestre do 5° ano e no 2° bimestre do 8° ano o tema “Ser humano e saúde” que oferece oportunidades para a utilização dessa aula.

Fonte da Imagem: Chubby Vegan

Leia também:

Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook

Nada foi comentado... Seja o primeiro!