O que é a Rio +20?

Após 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, será realizado em 2012 o evento Rio +20.

O objetivo da realização é relembrar e renovar o engajamento dos líderes mundiais com  desenvolvimento sustentável do Planeta.

O evento vem somar na lista de reuniões da Organização das Nações Unidas – ONU, entre as quais destacam-se as Conferências de Estocolmo em 1972 e de Joanesburgo em 2002.

Para se preparar para o evento futuro, acontencem periodicamente, o Diálogos Nacionais: Rumo à Rio + 20, realizado pela rede internacional Green Economy Coalition.  Participam destes encontros preparatórios Empresas, ONGs, movimentos juvenis (dentre eles a REJUMA), movimentos sociais, associações da sociedade civil, etc.

Dentre os assuntos a serem discutidos na Rio +20 está a “economia verde“, tida como um dos caminhos para o desenvolvimento aliado ao respeito ambiental e inclusão social.

Para o coordenador geral do evento Aron Belink:

“A economia verde não deve ser boa apenas para o meio ambiente, mas para a sociedade.”

Na primeira reunião, os grupos de trabalho discutiram dentre outros aspectos, os entraves e oportunidades para seu crescimento no país.

Estão previstas para o próximo ano outros encontros preparatórios no Brasil e em outros países, além da criação de uma plataforma de discussão on-line.

O Mato Grosso do Sul, tem representação nas discussões, dentre eles o jovem indígena João Felipe Gomes Marcos, que é coordenador do projeto Diálogos da Juventude no Estado e pretende levar a preocupação com a juventude indígena também às discussões da Rio +20.

Leia também:

Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook

27 Respostas para “O que é a Rio +20?”

  1. Jeedson Souza 23. nov, 2011 at 21:10

    Quero saber como nossa Entidade Sindical (FETAPE) – Federação dos Trabalhadores/as na Agricultura do Estado de Pernambuco, pode se engajar nas discussões preparatórias da Rio+20, consequentemente estar presente na reunião mundial do ano que vem?

  2. Olá Jeedson,

    Agradecemos o contato. Penso que a melhor forma de se engajar é procurar a Secretaria de Meio Ambiente do seu Estado e verificar quem coordena a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental. Nessa comissão, os membros representantes de diversas organizações públicas ou não, se reúnem para discutir e implementar ações de cumprimento a Política Nacional de Educação Ambiental e demais assuntos de relevante interesse, como é o caso da Rio + 20.

  3. quero saber o que e rio + 20

  4. O que o Brasil tem a ganhar com a Rio+20? Além de chamar a atenção do mundo.

  5. Edson Ricardo 23. mar, 2012 at 13:33

    Para saberem mais sobre a Rio+20 e até mesmo como participar e se envolver sugiro que visitem o site da ONG Vitae Civilis.

    http://vitaecivilis.org/home/index.php?option=com_zoo&view=item&Itemid=154

    No link acima com informações gerais sobre a Rio +20

  6. Valeria
    a Rio+20 é o evento que acontecerá em Julho de 2012 e que discutirá o que vc viu no texto.
    Bjs.

  7. como surgiu rio+20 e porq surgiu

  8. O que é o Rio+20 para eu fazer o trabalho da escola

  9. Ola Raimara,

    Agradecemos sua visita, na verdade a Rio+20 já era planejada desde a Eco 92, pois pretende avaliar os resultados dos acordos realizados naquela conferência. Você consegue sanar mais dúvidas no site oficial do evento http://www.rio20.info.
    Abraços,

  10. Oi Fabrício, na nossa postagem sobre a conferência Rio+20, você encontrará a resposta.
    Agradecemos a visita!

  11. eu quiria saber o que e rio + 20

  12. Eu queria saber o que e Rio +20 e como fazer um bom trabalho sobre o tema

  13. É IMPORTANTE FALAR SOBRE ISTO

  14. ai amiga amei esta coisa de rio+20 é tão salvar o planeta ,no meu face tenho a comunidade terra preciosa ta bombando na net

  15. o que vai acontercer apos rio+ 20,o que vai mundar no mundo?

  16. Oi Laiane,

    No período pós Rio+20 devemos continuar colocando em prática os princípios da sustentabilidade. Nós já temos feito isso, porém, o evento da Rio+20 vem fortalecer as populações em suas localidades, como se fosse uma sacudida de alerta para que a gente acorde e perceba que temos que fazer algo para que nosso Brasil não seja vendido em nome do lucro. Esse evento nos fortalece e reabastece nossas energias para que continuemos a luta por um planeta saudável que continue oferecendo qualidade de vida a população. Essa luta é de todos e deve ser permanente, todos temos que agir. Seja com uma pequena ou grande ação, são vários exemplos: cobrando das autoridades o desenvolvimento verdadeiramente sustentável, separando nosso lixo, evitando consumir alimentos com agrotóxicos, plantando no nosso quintal, usando mais bicicleta que carro, exigindo das nossas câmaras de vereadores planos de mobilidade que priorizem pedestres e bicicletas, respeito a todos os povos independente de cor, credo ou orientação sexual, assitir menos televisão, ler mais livros, etc. Não é fácil mudar nossos hábitos, mas precisamos querer isso. Abraços e grata por sua visita!

  17. o que é a rio+ 20? quais os seus objetivos? o que vai melhorar no brasil com esse projeto?

  18. Julio de Melo 24. mai, 2012 at 19:58

    Muito bom, mas queria saber os assuntos envolvidos nessa conferência.

  19. ajude-me a construir uma redação sobre rio+20

  20. achei maravilhoso consegui fazer minha pesquisa

  21. eu quero saber o significado do simbolo da rio + 20 .para fazer um bom trabalho de escola !

  22. QUERO SABER O QUE O BRASIL VAI FAZER DEPOIS

  23. Já estou mim preparando para redaçao do Enem q pode cair esse tema Rio +20, ou falando sobre o meio ambiente :)

  24. eu tenho Que fazer uma Redação No Enem Que provavelmete vai cair esse tema… :?