Geração Y, Z ou Alfa?

“Eles já foram acusados de tudo: distraídos, superficiais e até egoístas. Mas se preocupam com o ambiente, têm fortes valores morais e estão prontos para mudar o mundo.” Esta frase inicia a reportagem da Galileu sobre a Geração Y. Mas quem são estes jovens? Segundo a matéria citada “Folgados, distraídos, superficiais e insubordinados são outros adjetivos menos simpáticos para classificar os nascidos entre 1978 e 1990. Concebidos na era digital, democrática e da ruptura da família tradicional, essa garotada está acostumada a pedir e ter o que quer.”

Esses jovens não estão mais na educação básica e já dominam o mercado. Segundo pesquisadora do Hay Group, 20% dos jovens com menos de 30 anos que trabalham nas empresas brasileiras já ocupam cargos de liderança. E como são definidos os jovens que estão em sala de aula (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio)?

Seriam estes a Geração Z, XZ ou Alfa? Segundo algumas definições:

Geração Y:  também chamada de Geração Next ou Millennnials. Apesar de não haver um consenso a respeito do período desta geração, a maioria da literatura se refere à Geração Y como as pessoas nascida entre os anos 1980 e 2000. São, por isso, muitos deles, filhos da geração X e netos da Geração Baby Boomers.

Geração Z: Formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, a Geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009.

Geração XY: Ainda não muito bem definida, a Geração XY é uma maneira de classificar indivíduos da Geração Y que buscam reconhecimento da forma que a Geração X fazia.

Geração Alfa (ou Alpha Generation): Ainda sem características precisas definidas, a não ser que nascerão em um mundo conectado em rede, a próxima geração, de nascidos a partir de 2010, já tem nome: Geração Alfa. Poderão ser filhos, tanto da geração Y, como da Geração Z.

Reflexão: Alguns estudiosos não gostam desta simplificação de nomes para gerações, mas o certo é que estamos tentando entendê-los e classificá-los. Será que é importante (para nós professores) conhecer como se comportam nossos estudantes? Reflita!

Leia mais sobre o assunto:

Fonte da Imagem: Vamos interagir?

Leia também:

Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook

2 Respostas para “Geração Y, Z ou Alfa?”

  1. Para mim que sou pai de uma menina, vejo com olhos de preocupação esta geração Z, evasiva da realidade, e o quanto os pais permitem que assim seja.
    Vamos chegar ao ponto de só conseguir nos comunicar com esta rapaziada por meio dos computadores e outros canais eletrônicos, pois através do contato presencial vai ficar cada vez mais difícil!
    http://gatosepapos.blogspot.com/2011/03/papo-z.html