Blog Action Day 2010: água

Hoje, dia 15 de outubro, é dia do Blog Action Day 2010, que tem como tema este ano a água.

Nós do Biosfera pensamos em uma abordagem ainda pouco conhecida, a água virtual.

Você já ouviu este termo?

A primeira impressão dá a entender que está ligado ao uso de tecnologias como por exemplo, o computador. Mas não se engane. Quase nada tem a ver com isso.

Você já parou para pensar quanta água foi gasta na produção desta camiseta ou calça jeans que você veste? E na quatidade de água utilizada para produzir um quilo de carne bovina?

Água virtual é a quantidade de água gasta para produzir um bem, produto ou serviço. Ela está embutida no produto, não apenas no sentido visível, físico, mas também no sentido “virtual”, considerando a água necessária aos processos produtivos.

E você que pensou que consumia menos de 2 litros de água por dia, hein. Conhecendo um pouco melhor esse conceito, vai perceber que sua responsabilidade no uso sustentável da água, vai além de fechar a torneira enquanto faz a barba ou escova os dentes, ou mesmo quando lava o carro.

É necessário rever os padrões de consumo e produção. Com isso, a água virtual passou a ser utilizada como instrumento estratégico para a Política de água.

Dados recentes da UNESCO  dão conta que o comércio global movimenta um volume anual de água virtual da ordem de 1.000 a 1.340 km³, sendo:

- 67 % relacionados com o comércio de produtos agrícolas;

-  23 % relacionados com o comércio produtos animais;

-  10 % relacionados com produtos industriais.

Quer saber um pouco mais?  Clique aqui!

Existem inúmeras possibilidades para trabalhar com este tema em sala de aula, pois gera excelentes discussões. Cabe ao professor mediar as informações e o bate papo com o estudante.

Leia também:

Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook

11 Respostas para “Blog Action Day 2010: água”

  1. Muito legal isso! Achei muito legal saber de toda a água que a gente usa sem nem imaginar! Dá o que pensar!
    Parabéns pela conscientização. Eu certamente vou rever meus hábitos! :)
    Beijos

  2. E na quatidade de CARNE utilizada para produzir um quilo de CARNE bovina?
    tá errado… só pra constar… (pouco chata que sou aiai)
    adorei o tema, um assunto que renderia um ótimo debate, com certeza!

  3. Patrícia, obrigado pela dica, já consertamos. =)

  4. Como um novato, eu estou sempre em busca de artigos que podem me ajudar. Obrigado Wow! Obrigado! Eu sempre quis escrever no meu site algo como isso. Posso tomar parte do seu post no meu blog?

  5. Olá a todos visito mais uma vez neste blogue amigo, de modo a retribuir a visita dada…….
    Sou o César,sou muito dado a livros , passo muito do meu horário a improvisar o meu espaço online também a corrigir legendas para imenos fóruns,talvez viram algum filme com legendas feitas por min!
    E por agora chega, pois trabalho em turnos e e vou descansar um bocado.
    Até à vista………….

  6. Blog realmente informativo aqui meu amigo. Eu só queria comentar e dizer-lhe para manter a qualidade do trabalho. Eu tenho bookmarked seu blogue agora e eu vou estar de volta para ler mais no futuro, meu amigo! Além disso, bem escolhido o tema da cor vai bem com o blog minha humilde opinião :)

  7. Agora eu estou feliz que eu observei este site, exatamente a informação adequada, que queria!

  8. Me deparei com link de seu blog postado por um amigo meu no Facebook. Obrigado por colocar informações úteis na internet. É difícil conseguir essas coisas estes dias.