Mensagens ecológicas sobre o Lixo

Este post sugere um plano de aula* para trabalhar Língua Portuguesa e Educação Ambiental. Conforme Referencial Curricular da Educação Básica da Secretaria Estadual da Educação, esta atividade pode ser utilizada em Lingua Portuguesa do 1° ao 5° ano e também no 6° ano em Lingua Portuguesa e Ciências.

Com esta aula os estudantes irão produzir bilhetes  de mensagens ecológicas sobre o lixo e aprenderão a valorizar a conservação do meio ambiente e perceberão a função social da escrita.

Como fazer?

Após o recreio, reúna a turma e faça com o grupo um percurso pelo pátio e por outras dependências da escola.

Oriente os alunos para que observem se há lixo jogado pelo chão, bancos, mesas, etc. Escolha alguns que já dominam a escrita para que organizem as anotações no caderno em forma de palavras-chave.

Retorne para a sala de aula e discuta com o grupo sobre o tipo de lixo encontrado. Tente levantar o que sabem sobre os danos causados por esses resíduos ao ambiente.

Dependendo das respostas, as discussões podem ser encaminhadas em forma de hipóteses.

Exemplos de hipóteses:

  1. O lixo jogado no chão da escola pode ir parar em outro lugar não desejável.
  2. O lixo na areia pode causar doenças.
  3. O lixo atrai animais (ratos, baratas, etc).

Obs: Discuta o assunto com o grupo orientando as suas deduções sobre as implicações da disposição inadequada do lixo. Os professor pode montar uma pasta como memória documental desse primeiro momento de discussão.

Após a discussão proponha aos estudantes que escrevam um bilhete, endereçado a uma pessoa. No bilhete deve constar os cuidados que devemos ter em relação ao lixo e ao meio ambiente.

Trabalhe a estrutura e linguagem de um bilhete e deixem que troquem idéias sobre os seus conteúdos.

Recolha os bilhetes e analise com os estudantes a organização do texto, se as ideias estão completas e faça possíveis sugestões para adequar o texto.

A próxima etapa é reescrever os bilhetes e entregar ao destinatário.

*Atividade adaptada da cartilha Nutrir: Um iniciativa social da Nestlé – Caderno do Educador

Leia também:

Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook

9 Respostas para “Mensagens ecológicas sobre o Lixo”

  1. Uma ideia super boa, educando as crianças é muito mais fácil do que os adultos. Só espero que os pais possam aprender com as crianças.

    Abs

  2. eu estou fazendo um trabalho junto com a minha mãe quu é professora sobre o lixo, pra podermos concientizar os alunos que ainda sao crianças a importancia de reciclar o lixo, e a importancia da coleta de lixo

  3. Que bom Mayara, mas lembre-se sempre, a sensibilização é mais importante que a conscientização, já que para o indivíduo estar consciente, ele deve estar sensibilizado para a mudança, e assim ela ser efetivada. Sensibilizar os pequenos é uma excelente tática e um ótimo começo. Parabéns!

  4. Gostei da ideia muito bom… beijos e abraços

  5. eu adorei a ideia muito boa isso e otimo p planeta precisa de ajuda.

  6. GOSTEI DA IDEIA MUITO BOM… BEIJO E ABRAÇO

  7. é com certeza um bom recado de prevenção ambiental

  8. eu gostei da ideia mais eu não to aprocura disso